sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Senhoras e senhores!


Hoje pela manhã, na minha rotina de aulas, estavam presentes no laboratório de informática uma senhora de 60 anos e um senhor de 66. Ela, professora em uma escola da cidade. Ele, supervisor de alunos recém-aposentado. Já se vão quase 5 anos em que trabalho na área de informática, a maioria desse tempo dando aulas. Acho que somente a pouco tempo (leia-se algumas semanas) que percebi o quanto os "senhores" são mais dispostos a aprender a lidar com o computador. O querer aprender é maior neles. Acho que essa ficha começou a cair para mim no início de abril, que foi mais ou menos quando eu comprei o meu tão sonhado computador. Por que? Bem, minha mãe completou 60 anos no início desse ano. Ela sempre foi curiosa quanto a essas "maravilhas" tecnológicas.
Quando comprei o aparelho de DVD lá em casa, logo ela já se sentiu atraída por ele e rapidinho já quis aprender a operá-lo. Demorou um pouco, mas hoje não tem o que ela não faz com o tal aparelho.
Quando o computador chegou, parece que ela ficou mais empolgada que eu, afinal era normal, eu vejo um todo dia, desde os meus tempos de curso básico de informática, e ela tinha agora a grande oportunidade de aprender a operar essa máquina que se tornou presente no nosso dia-a-dia.
Logo já recebi a intimação: "Você vai me ensinar a usar." Acho que não foi nem um pedido, foi bem uma ordem mesmo, daquelas vindas de mãe. E "pedido" de mãe sabe como é né? É até heresia negar, afinal, nos criam com tanto amor.
Nunca vi pessoa tão dedicada e interessada em aprender a usar um computador.
Agora volto meu pensamento para a sala de aula e fico me perguntando:

Por que será que a 3ª idade (êta termo estranho) tem tanto interesse e dedicação?

Falando desse jeito, até parece que os mais jovens são os seres mais desinteressados desse planeta. Não todos, mas uma boa parte sim.
Será que toda essa falta de interesse vem de onde? Dos mais de 10 anos que são "obrigados" a freqüentar na escola? Dos momentos "livres" em que podem desfrutar da vida de estudante-que-não-faz-nada-a-não-ser-assaltar-geladeira? Ou ainda será da falta de opção de lazer que toda população brasileira carece hoje em dia? Bem, esse não é o caso no momento, mas um dia espero saber a resposta.
Bem, o que realmente interessa é que, apesar das dificuldades, ensinar senhores e senhoras é mais prazeroso. Me dá a sensação de que dão mais valor no nosso trabalho e são mais atentos a tudo que acontece na tela do computador.
Antes eu tinha o pensamento limitado quanto a eles, vivia dizendo que prefiria dar aula aos "pequenos" ao invés dos "maiores". Hoje mudei de opinião, afinal somos todos iguais. E também um dia, se Deus quiser, vou ser um deles.

Só espero chegar aos 60 com a disposição para descobrir um mundo novo como a que eles apresentam para nós mais jovens.

See ya!

3 comentários:

daniel d'moura disse...

Obrigado pelo comentário!
Espero também ter uma velhice em que possa sempre aprender com dedicação. Parabéns aos velhinhos e ao seu blog também - muito criativo...inté!

Anônimo disse...

Talvez seja porque os mais velhos aprenderam uma coisa extremamente importante: dar valor às coisas consideradas mais simples, como o fato de aprender algo novo...
Isso se chama empirismo, experiência, pena que precisamos de tanto tempo da vida pra passar a entender isso né...
Criativo como sempre mano véio!!!Abraço...

M. de Faria disse...

Velhinho!!! kkkk
Parabéns pelo post, realmente vc notou algo impressionantemente real. Como os jovens de hoje não se interessam em aprender. Talvez porque tenham tudo nas mãos e não tenham dificuldade em conquistar as coisas hoje em dia. Infelizmente, uma realidade triste ...

E meus parabéns pelo blog, cara!!!! Fino!!!