quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Olímpiadas x Paraolímpiadas

Inicio meu post com a seguinte declaração:

"Isso é a vontade de vencer, e mais ainda, a vontade de viver. A medalha é uma homenagem à minha vida"
Verônica Almeida (atleta da natação paraolímpica)

Bem, Verônica conseguiu conquistar a medalha de bronze nos Jogos Paraolímpicos de Pequim. Muitos diriam: Bronze pro Brasil de novo? Mas o Brasil só ganha bronze!"
Mas leve-se em conta que esse bronze foi conquistado por uma pessoa que até a alguns anos atrás era saudável e personal trainer e descobriu que é portadora de uma doença rara que traz prejuízos progressivos e irreversíveis para os movimentos do corpo e que sua expectativa de vida é de 2 a 6 anos. Agora sim, podemos considerar essa atleta uma verdadeira heroína. Tanto no esporte quanto na vida.

Não só Verônica pode ser considerada uma heroína, mas também todos os atletas que estiveram em Pequim, representando a nossa bandeira. Desde pessoas que nasceram com alguma deficiência até as adquiriram deficiência durante a vida.

Mas me conta uma coisa, alguém de vocês, que estão lendo esse post, viram a transmissão de alguma modalidade dos Jogos Paraolímpicos na TV? Eu pelo menos não. Os mais céticos dizem que não foi transmitida nenhuma modalidade porque as emissoras de sinal aberto da televisão não compraram os direitos de transmissão. Mas se somos todos iguais, por que as referidas emissoras se esforçam tanto para conseguir os tais direitos de transmissão para competições com atletas "normais".

E agora, o que será que aconteceu com os atletas brasileiros que participaram dos Jogos Olímpicos? Os Jogos "Normais"? Por que pessoas que possuem mais recursos, financeiros e principalmente físicos não conseguiram um resultado superior, ou pelo menos igual aos dos atletas paraolímpicos? Afinal, o Brasil paraolímpico, ficou em 9º lugar no quadro geral de medalhas com nada mais nada menos que 16 medalhas de ouro e 47 medalhas no total geral, sendo essa sua melhor participação na história dos Jogos, enquanto os "outros" atletas conseguiram 3 medalhas de ouro e 15 medalhas no total.

Não vou nem falar no futebol masculino, por que seria sacanagem de minha parte, porque um time formado por estrelas que recebem milhões por ano, deveriam ser campeões olímpicos em todas as edições. Mas o que falar das outras modalidades? Vimos antes dos Jogos o esforço de alguns atletas que chegavam a treinar descalços, por falta de um par de tênis adequado à sua prática esportiva. Nesse momento vemos que falta apoio aos atletas, de um lado temos a "iniciativa privada" que ajuda alguns atletas e por outro lado temos o governo que faz propagandas mirabolantes dizendo que apóiam os atletas.

Apoio só se for psicológico, porque financeiramente, oferecendo condições adequadas para o desenvolvimento do esporte é muito difícil ver acontecer.

O interessante é que dinheiro pra pagar salário de deputado que não faz porcaria nenhuma em Brasília é o não falta. Não falta dinheiro também para ser desviado para contas bancárias em paraísos fiscais, pelos mesmos "representantes do povo", pra no final da história ser instaurada uma CPI (não aguento mais ouvir esse nome, tem CPI pra tudo nesse país), que vai investigar o por que dos desvios e acabar em "pizza". Sempre acaba. Chega desse assunto, porque senão vou gastar demasiado tempo escrevendo sobre o nosso querido governo. Aff...

Já que os atletas não recebem ajuda, alguns recorrem ao exterior para intensificar os seus treinamentos, como é o caso de Cesar Cielo, três anos nos EUA (potência olímpica) treinando para ser campeão em Pequim 2008.

Porém se ajuda do governo fosse a única solução, a Etiópia ficaria nas últimas colocações, mas terminou na frente do Brasil.

Tem que parar de reclamar da vida minha gente!! E sermos verdadeiros "heróis" na vida, vencendo as barreiras por ela impostas e sempre seguir em frente, em busca de um futuro melhor e de glórias!

See ya!

2 comentários:

Anônimo disse...

Reclamar do governo é fácil, difícil é assumir que fomos nós que botamos esses infelizes no poder! Reclamar da vida é normal, estranho é o cara que para de ficar se fazendo de vítima e luta como um leão por seus sonhos! Isso aí mano, to cansado dessa hipocrisia de ficar culpando os outros pelos meus problemas e creio que todos nós deveríamos ter uma atitude mais digna e assumir nossos erros também. Nós fazemos nossas próprias escolhas, nosso futuro! Parabéns pelo texto, abração!

M. de Faria disse...

Isso aí, amigo!!! O futuro a Deus pertence, mas temos que fazer A NOSSA PARTE tb!!! Governo ruim nós temos?? Temos sim! Problemas nós enfrentamos?? Enfrentamos sim!!! Mas se for pra todo mundo viver pensando e se lamentando disso... "tá" todo mundo lascado!!!!

É bola pra frente, cabeça pra cima e passar por cima das dificuldades! Se alguns conseguem, então outros conseguem tb, basta querer!!

Parabéns Vítor!!! Ficou excelente!!!!

Unabratz!!!